quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Desenhos e a musica clássica

Foi vendo esses desenhos que me fizeram gostar de musica clássica, as vezes é engraçado você escutar essas musicas e lembrar delas naqueles desenhos onde a musica clássica era muito usada nesses desenhos dos anos 40 onde eles faziam parte de uma orquestra ou eram cantores de opera.
Eu já avia postado aqui uma animação de Tex Avery o "magical maestro", agora coloco aqui as animações baseadas em musica clássica que considero minhas favoritas.

Pernalonga - O Coelho de Sevilha

Essa animação de 1950 mostra Hortelino e Pernalonga encenando uma ópera do Barbeiro de Sevilha. Temos muitas cenas clássicas nesta animação, como o corte de cabelo de salada de frutas do Hortelino e o casamento final do Pernalonga. Sete anos depois, a Warner lançou o What's Opera, Doc?, bem parecido com O Coelho de Sevilha.

Pernalonga - Long-Haired Hare

Long-Haired Hare é uma belíssima peça de animação de 1948 dirigida por uma das maiores lendas da animação, o Chuck Jones. Na história, o Pernalonga arruma briga com um cantor de ópera e, pra variar, o orelhudo vai torrar o saco do pobre coitado até dizer chega (como dizia o próprio Perna, inspirado nas palavras de Groucho Marx, "isso quer dizer guerra!").
Durante a apresentação do cantor fazendo "O Barbeiro de Sevilha", Pernalonga encolhe a cabeça do seu rival, explode o cara com dinamite e faz o diabo a quatro... mas o ponto alto da animação é quando o coelho se fantasia de Leopold Stokowski, um antigo maestro que era conhecido por sua enérgica performance. Aí, você já viu... o cantor de ópera segura uma nota no gogó até quase morrer!!!

Pica-Pau - O Barbeiro de Sevilha

Que o Pica-Pau é um dos personagens mais anárquicos de todos os tempos ninguém duvida, mas neste episódio o personagem parece que cheirou umas 50 carreiras de cocaína. O pássaro está completamente surtado, violento, PSICOPATA ( quase um Sweeney Tood )e assim temos uma das melhores animações do Pica-Pau.
Dirigida por James Culhane e produzida pelo Walter Lantz, a animação de 1944 mostra o Pica-Pau indo cortar o cabelo. Como não há ninguém na barbearia, ele resolve assumir o papel do cortador de cabelos e passa a infernizar todos os clientes.

Mickey Maestro - William Tell Overture

A Disney não ficou de fora dessa essa animação mostrando mickey como maestro de uma orquestra, tendo o pato donlad como um mala se alsa tocando sua flauta irritante durante toda a presentação é hilária finalizando com a orquestra da tempestade.
O engraçado que eu acho que Walter Lantz ( criador do pica pau ) teve a mesma ideía fazendo uma animação da orquestra da tempestade protagonizada pelo leoncio.

Pra finalizar e pra não dizer que só tem animação antiga aqui tem uma animação dos anos 90 que procurava manter essa velha tradição dos anos 40 no caso os Tiny Toons.
a "orquestra das bigornas"


Pena que nos desenhos de hoje já não investem tanto em musica clássica como antigamente, se bem que em alguns animes ainda dá para se escutar.

Um comentário:

Unknown disse...

Procurando algumas músicas me deparei com esse blog e resolvi comentar que, assim como você, os desenhos também me ensinaram a gostar de música clássica! Bons tempos...